quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

#Dia 3 # Semana1

#Hábito 1
Jantar  - Reeducação Alimentar

Sem duvida alguma este é o ponto mais difícil para mim dentro de todo este processo, pois a má alimentação é algo que me atormenta a vários anos e chega a me incomodar inclusive socialmente.

Apenas para contextualiza-los do meu histórico, desde criança eu já era extremamente enjoada para comer, e para vocês terem ideia do grau do meu problema, quando tinha meus 8/9 anos eu literalmente fugia dos meus pais na hora do almoço no clube que frequentávamos, apenas para não almoçar junto com todos e passar vergonha ao ser obrigada a comer alimentos que não me agradavam (acreditem se quiser, um desses alimentos era o churrasco).

Os anos foram passando e o normal seria eu adquirir um leque mais variado de alimentos no meu cardápio, no entanto, apesar de isso ter acontecido de forma pouco significativa, os alimentos que passei a ingerir não eram obviamente os mais saudáveis, e acabei me tornando uma adulta com péssimos hábitos alimentares.

Claro que nem sempre isso era fisicamente perceptível, pois em alguns momentos eu conseguia emagrecer fechando a boca e sendo aquela "falsa magra", e acredito que só não tive impactos mais agravantes na saúde pois a base da minha alimentação sempre foi o arroz e feijão, que em doses moderadas é benéfico.

Meu erro também não era focado apenas na variedade de alimentos, eu sempre tive uma queda por fast-foods e industrializados em geral pela praticidade que proporcionavam na minha agitada e corrida rotina adulta, além claro de uma rotina completamente bagunçada de horários para alimentação e um sedentarismo convicto.

Como mulher inteligente, apesar de tudo que descrevi acima, eu tinha a consciência que precisava mudar...mas admito que adiava este momento o máximo que podia com todas as desculpas possíveis e imagináveis, até que percebi que este meu efeito sanfona nunca ia acabar se eu não tomasse uma atitude definitiva, e basear meu processo de emagrecimento na minha condição sentimental (estar solteira ou casada) seria me sentenciar a sempre estar gordinha quando estou com o coração feliz.
Acredito que a partir de uma certa idade e experiencia, você percebe que se amar em primeiro lugar é a base para tudo na vida e vai lhe proporcionar a auto estima e cuidado necessário para o equilíbrio de todos os pilares comentados no primeiro post do blog (vida pessoal, profissional, sentimental...).

Enfim, a atitude pratica que tomei foi procurar uma nutricionista com um foco diferente das profissionais que eu me consultei no passado, onde o emagrecimento era o objetivo principal e as dietas eram extremamente radicais, agora com a meta principal de uma reeducação alimentar, meu cardápio foi elaborada focado na substituição dos alimentos que consumo hoje por similares não industrializados e um acréscimo gradual de alimentos saudáveis.

Dentre algumas dicas que recebi da minha nutri, quis elencar algumas que achei extremamente fáceis de serem aplicadas no dia-a-dia:
  • Elaborar seu próprio tempero para refogar feijão, arroz, carnes, etc., bater no liquidificador e colocar num potinho fechado em na sua geladeira para o uso diário.
  • Substituir itens comum na cozinha como arroz, macarrão, pão de forma...por versões integrais ou sem glúten.
  • Trocar o sal normal de cozinha por sal marinho
  • Trocar o açúcar refinado pelo mascavo ou demerara
  • Procurar tomar sucos naturais e os detox logo após faze-los.
  • Se alimentar de 2 em 2 horas.
Classificações:
  • Sentimento chave - Determinação
  • Estado físico - Leve
  • Grau de permanência do hábito na vida - Médio

                                 



#Hábito 2
 Suco Natural

Complementando a dica acima, o fato de tomar o suco natural logo após sua elaboração, é extremamente importante, pois os nutrientes ainda estão no liquido, já que segundo estudos, após apenas 1 hora toda a vitamina C contigo no suco desaparece.

Portanto, se sua escolha foi pelo suco e não pela fruta, apresse-se ;).

Classificações:
  • Sentimento chave - Determinação
  • Estado físico - Com sede
  • Grau de permanência do hábito na vida - Alto



Nenhum comentário:

Postar um comentário